Carro-chefe da cozinha

Fogão necessita de cuidados para garantir desempenho e durabilidade; entenda!

Eletrodoméstico fundamental nas residências, o fogão precisa de manutenção e limpeza básicas para ter funcionamento garantido por mais tempo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/12/2016 12:37 Augusto Pio /Estado de Minas
Existem várias marcas e modelos para atender às necessidades do consumidor - Brastemp/Reprodução da internet Existem várias marcas e modelos para atender às necessidades do consumidor
Fundamental em qualquer cozinha, o fogão necessita de cuidados para garantir seu desempenho e durabilidade. A limpeza e a manutenção são de suma importância para que ele dure por muito tempo. É preciso verificar sempre se não há algum vazamento de gás para evitar acidentes maiores, como incêndio e explosões. Bernardo de Souza, técnico especializado em conserto de fogões, aconselha, sempre que necessário, usar o desentupidor de fogão para limpar os queimadores e evitar que os furinhos destes fiquem tampados, impedindo a saída do fogo. Ele sugere ao consumidor procurar um bom entendedor e de confiança, para manutenção pelo menos de seis em seis meses. “Basta buscar alguma indicação, que é mais tranquilo e seguro”, ensina.

Bernardo lembra que, finalizadas as preparações no fogão ou no forno, deve-se sempre fechar a torneira do gás, com o intuito de evitar vazamentos. “É necessário evitar o acúmulo de líquidos gordurosos, nunca abaixar a tampa de vidro quando os queimadores ainda estiverem quentes ou enquanto o forno estiver sendo utilizado.” Ele alerta, ainda, para que não se coloquem objetos sobre a tampa de vidro, que pode se quebrar e causar acidentes.

O técnico também alerta que a parte de cima do fogão deve ser limpa com material suave. “Esqueça esponjas de aço, pois são muito agressivas. Para limpar as grades, o chão e a parte superior do forno, é bom utilizar sempre panos ou esponjas com sabão ou detergentes neutros. Se o fogão tiver a mesa de inox, não deixar a água secar ou evaporar diretamente sobre o inox. “Enxugue-o imediatamente com um pano seco e macio. Isso evitará manchas provocadas pelo excesso de cloro na água.”

Para lavar os queimadores, Bernardo aconselha deixá-los esfriar para depois usar palha de aço e sabão em barra. “Outros produtos não darão brilho ao alumínio. Depois, é preciso enxugá-los completamente. Nunca os deixe de molho em vinagre, limão ou algo parecido”, alerta. Ele diz que a colocação dos queimadores ainda quentes na água fria poderá provocar danos ao equipamento. E, para limpar as grades, o chão e a parte superior do fogão, Luiz aconselha o uso de panos ou esponjas com sabão ou detergentes neutros, enxaguar bem e secar com um pano seco.

MANGUEIRA Mas os cuidados não param por aí, já que sempre cai algum alimento no forno. “Lave-o usando apenas água e sabão, não se esquecendo de desligar o fogão da tomada, para evitar algum choque elétrico. Também é preciso tomar cuidado com resíduos de açúcar, leite, cremes e tomate que respingarem nas paredes do fogão. Caso isso ocorra, eles devem ser limpos imediatamente para não estragar o esmalte do eletrodoméstico. Depois de secas, essas manchas darão mais trabalho para serem retiradas.”

O especialista também aconselha ao usuário observar sempre o estado da mangueira do gás. “A validade, geralmente, é de cinco anos. Depois desse período, é preciso trocá-la imediatamente por uma nova, para evitar vazamentos.” Quanto à escolha do eletrodoméstico na hora da compra, o conselho é para que compre uma marca conhecida e confiável no mercado, que ofereça garantia e peças de manutenção. Existem várias marcas e modelos, além dos fogões elétricos ou por indução. É preciso analisar qual o ideal para as suas necessidades.

Tags: fogão manutenção do fogão limpeza do fogão eletrodoméstico funcionamento garantido Estado de Minas Lugar Certo

Últimas Notícias

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016