Folha de Londrina
  • RSS
  • Você está em
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Morar Bem » Veja como amenizar os efeitos da maresia na casa de praia

Publicação: 01/10/2012 14:01 Atualização:

Morar em uma cidade litorânea é maravilhoso! Mas quem tem o privilégio de acordar ao lado do mar todos os dias acaba tendo também algumas desvantagens, entre elas a ação da maresia, grande inimiga de janelas, portões, móveis e eletrodomésticos.

Úmida e carregada por diversas substâncias químicas, principalmente sais, a maresia é um catalisador para a ferrugem, por isso é necessário tomar alguns cuidados para tentar amenizar seus efeitos sobre os utensílios domésticos. Leia as dicas abaixo e saiba o que fazer para aumentar a vida útil de seus bens na casa de praia:

Eletrodomésticos  - As superfícies metálicas sofrem muito com a oxidação, por isso é comum ver que as geladeiras, fogões ou outros eletrodomésticos se deterioram facilmente no litoral. Se o motor da sua geladeira, por exemplo, ainda funciona bem, mas a parte externa foi totalmente atingida pela maresia, leve-a até um profissional que trabalha com a pintura e manutenção desse tipo de equipamento. O custo da restauração pode ser bem inferior ao preço de um equipamento novo.

Se a oxidação se manifestar em pequenos pontinhos, o problema pode ser resolvido em casa: é só lixar o local afetado com uma lixa para ferro e pintar com um esmalte para unhas que apresente a mesma cor do eletrodoméstico. O esmalte protegerá a região impedindo que a oxidação se espalhe, entretanto, essa solução é apenas temporária.

Móveis - Os móveis de madeira também são afetados pela maresia, por isso, a aplicação do lustra móveis ou até mesmo do óleo de peroba deve ser obrigatória. Outra solução simples é limpar com frequência as superfícies e remover os resquícios de sal que são trazidos pela maresia. Os móveis feitos com fórmica podem ser limpos apenas com um limpador multiuso, entretanto, na mesma frequência que os demais.

Janelas e portões - As peças fabricadas em ferro são as que mais sofrem com a oxidação. Para evitar dores de cabeça com o problema em questão, prefira materiais de aço inoxidável, alumínio ou PVC. Se isso não for possível, aplique algumas camadas de verniz com poliuretano para impermeabilizar as superfícies. Nas dobradiças, aplique semanalmente spray de óleo para proteger os mecanismos e evitar o barulho.

Pisos de madeira - Os pisos de madeira que ficam expostos ao sol e à maresia podem ser impermeabilizados com verniz naval. Você encontrará orientações importantes em empresas especializadas em pisos de todos os tipos.

Computadores - Muitas pessoas não sabem, mas os computadores também entram na dança da oxidação. Para prevenir os danos, não deixe o seu computador em locais com alta circulação de ar, após o uso lembre-se sempre de colocar capas para protegê-lo. Se esses cuidados não forem tomados, o computador sofrerá com a oxidação, e seus componentes vão ser danificados.

Estruturas de concreto  - As estruturas de concreto costumam ser porosas, facilitando a ação da maresia. Expostas à umidade e aos sais as estruturas metálicas dilatam e provocam rachaduras no concreto. Para evitar o problema, é preciso aplicar camadas de impermeabilizante nas paredes. Procure por empresas especializadas nesse tipo de aplicação, caso você não se sinta seguro o suficiente para realizá-la.
Tags: celular

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »