Designer 'reinventa' caixa de ovos; modelo atual tem mais de 50 anos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/11/2014 15:56
Criar uma embalagem segura para o transporte de ovos sempre foi um grande desafio para designers do mundo todo, já que não é fácil proteger um produto tão frágil.  A primeira caixa de ovos foi inventada há cem anos pelo canadense Joseph Coyle e os primeiros exemplares foram feitos à mão. Nos anos 1950, o designer britânico H.G. Bennett criou a caixa que vemos até hoje nos supermercados. Feita de papelão, espuma ou plástico, ela é sofisticada na forma como absorve o impacto, protegendo o produto. Mas de lá para cá pouca coisa mudou.  Para participar de uma competição universitária de design, cuja proposta era 'reinventar' algo que não mudava há décadas, a estudante de design húngara Eva Valicsek encarou o desafio a criação de uma nova embalagem para ovos.  Aluna da Universidade da Hungria Ocidental, na cidade de Sopron, ela analisou as caixas tradicionais e detectou diversos problemas, o principal deles diz respeito ao tamanho padrão das caixas, que não se ajustam aos diversos tamanhos de ovos. Outro problema, segundo a estudante, é que no modelo atual os ovos ficam protegidos não só do impacto, mas também da visão do consumidor, que não consegue enxergar se algum ovo está quebrado sem abrir a caixa.  O aspecto mais inovador do design de Valicsek é justamente o fato de sua caixa ser aberta na parte de cima. Confeccionada com papelão e elástico, sua invenção já atraiu a atenção de empresas, que estariam interessadas em produzi-la e comercializá-la.  Feita de material reciclado, a caixa criada por Valicsek não precisa de nenhum tipo de cola, o que reduz seus custos de produção. O papelão é dobrado, com alguns buracos recortados. As dobras se ajustam a tamanhos diferentes de ovos e tudo fica preso pelo elástico. Segundo a estudante, sua caixa resiste às pressões laterais, e que mesmo sem possuir uma "tampa", os ovos estão protegidos pela parte superior do papelão.  Depois de criar um produto com design totalmente novo e eficiente, o desafio agora é substituir um modelo que reina absoluto há mais de meio século no mundo todo. (Fonte: BBC Future)

Tags: luxo,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016