Casa e Decoração

Produtos corretos facilitam a limpeza pós-obra; veja o que usar

Além da lista básica como panos, baldes, esponjas.., para cada tipo de situação ou ambiente há produtos específicos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/12/2015 14:16 / atualizado em 07/12/2015 15:10

A limpeza pós-obra consiste em um minucioso trabalho de eliminação de sujeiras, respingos, manchas de tinta e excesso de rejunte resultantes de uma construção ou reforma. É uma limpeza muito diferente da limpeza comum, pois o imóvel a ser limpo apresenta quilos de sujeira, concreto, cimento, papelão, gesso, tinta, pó, cola, pedras, entre outros materiais. Normalmente, esse tipo de limpeza é realizado por empresas e profissionais especializados que possuem produtos e equipamentos adequados para cada ambiente.


Para arquitetos, engenheiros e, até mesmo construtoras, entregar ao cliente um belo projeto, porém sujo, pode desvalorizar o próprio trabalho. Quando isso acontece o cliente se vê obrigado a providenciar a limpeza pós-obra, correndo riscos como ter o imóvel danificado por faxineiras inexperientes em limpeza pesada ou pela falta de equipamentos e materiais adequados.

 

Outra opção, principalmente quando o orçamento está apertado - o que é bastante comum no final de uma obra - é realizar por conta própria o serviço. E nesses casos, algumas dicas de produtos essenciais e instruções básicas podem ser bem úteis.

 

A lista básica de produtos e acessórios para a limpeza conta com uma grande quantidade de panos, baldes, bacias, vassouras de diversos tipos, luvas, rodos, sabão líquido e neutro, esponjas, escovas, desinfetante, limpador de piso para limpeza pesada, sacos de lixo, pá, limpa-vidros, removedores, aspirador de pó, escadas, entre outros equipamentos. Outros itens mais específicos são espátulas, estiletes e pincéis.

 

Para cada situação, um tipo de produto

 

Para facilitar o serviço procure utilizar diferentes produtos, conforme a exigência de cada situação ou ambiente. Eles podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos para limpeza ou em grandes lojas de materiais para construção. Anote:

 

Porcelanatos e cerâmicas: existem produtos específicos para limpar estes tipos de superfícies. Com fórmula especial que não agride, mancha ou ofusca o brilho das peças, são capazes de remover resíduos de cimento, argamassas, rejuntes, gesso, terra vermelha e até ferrugem.

 

Ceras e respingos de tintas: alguns produtos têm fórmulas específicas para remover ceras antigas e respingos de tintas. Prefira aqueles à base de água. São recomendados para superfícies laváveis que não estejam tratadas ou seladas.

 

Pedras: para limpar pedras normalmente são indicados os produtos conhecidos como fim de obra. Têm base altamente ácida, mas são eficientes para limpar e desencardir pedras rústicas com sujeiras incrustadas e pesadas. Indicados para pedra carranca, mineira, são tomé, luminária, miracema, goiânia, portuguesa e outras.

 

Vidros: os limpa-vidros de boa qualidade, especiais para o pós-obra, removem massa, gordura de mão, respingos de tintas, entre outras sujeiras que causadas pelo serviço de vidraceiro. Rende mais que os limpadores convencionais usados no cotidiano, sem deixar resíduos e manchas d'água.

 

Para conhecer as especificações dos produtos e a melhor forma de utilizá-los, tirando o máximo proveito de cada um, é imprescindível atentar para as instruções do fabricante. Nunca use um produto que você não conhece sem antes ler atentamente as recomendações. (Fonte: Leroy Merlin)

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016