Casa e Decoração

Faça você mesmo! Veja passo a passo como restaurar uma velha mesa de madeira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/12/2015 15:10

Sabe aquela velha mesa de madeira, que já está encostada há anos, mas que da dó de jogar fora? Pois bem, ainda há solução! Se ela ainda está em boas condições, uma ótima saída é restaurá-la (até porque não adianta nada querer dar sobrevida a um móvel que está caindo aos pedaços). Com um pouco de criatividade, paciência e empenho você ganha um móvel novo sem gastar muito e, o melhor, com a sua cara! 

Confira o passo a passo e coloque a ideia em prática: 

1. Coloque um pano embaixo da mesa e retire o revestimento existente no móvel. Se a mesa for envernizada, use lixa para madeira tipo 60 ou 80 e depois uma lixa 150. Retire a poeira com uma escova de bancada e depois limpe com uma flanela. Se ela for pintada, use um composto removedor, seguindo as instruções do fabricante. Uma vez que a tinta tenha sido removida, use uma esponja lixadora. 

 

2. Empurre quaisquer pregos abaixo da superfície usando uma furadeira e um martelo. Aplique massa de madeira com o dedo ou com uma espátula. 

3. Lixe e aplique um selador se você for envernizar a sua mesa de madeira. Misture bem e diminua as pinceladas, tanto quanto for possível. Comece pelas áreas menores e evite pincelar várias vezes na mesma área. Deixe secar de acordo com as instruções do rótulo e então lixe levemente com lixa de grão fino (220 ou 240) e afaste todo o pó com um pincel. Limpe com uma flanela e aplique uma segunda demão do selador. Deixe secar. 

4. Aplique o verniz com um pincel de espuma, se você estiver envernizando a madeira. Limpe o verniz depois de 5 a 15 minutos (verifique na etiqueta do produto) com um pano limpo e sem fiapos. Deixe secar de acordo com as instruções do produto. Se estiver pintando, use um pincel recomendado no rótulo do produto para aplicar uma fina camada de tinta. Deixe secar. 

5. Aplique a segunda demão de tinta ou verniz, seguindo o passo 3 e 4. Deixe secar. 

6. Sele com verniz ou pinte com duas camadas de acabamento de poliacrílico, deixando secar entre aplicações. 


(Fonte: Construcasa Bordignon)

Tags: casas,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016