Casa e Decoração

Sala de jantar deve ser destaque nas festas de fim de ano

Investir nesse móvel proporciona aos convidados uma sensação de afeto e dedicação dos anfitriões

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/12/2015 14:59

Para quem gosta de receber a família e os amigos nas festividades de fim de ano, a sala de jantar se torna o ambiente mais importante da casa. Decorar o espaço de uma forma atraente e acolhedora proporciona aos convidados uma sensação de afeto e dedicação dos anfitriões.

De acordo com a arquiteta Carmen Calixto, é importante fazer com que os convidados se sintam confortáveis e que todos tenham lugares para se sentar. "Investir em cadeiras confortáveis é essencial para uma sala de jantar acolhedora. Todos os convidados devem ter local para se sentar. Além disso, uma mesa enche os olhos de qualquer convidado", ressalta.

 

Divulgação/Henrique Queiroga
Divulgação/Henrique Queiroga

Para a arquiteta Carmen Calixto, mais que bonita, a sala de jantar tem que ser confortável

 

A profissional alerta, porém, que não se deve exagerar na hora de compor a decoração do ambiente: "É importante prestarmos atenção para evitar que o ambiente fique cafona. O bacana é investir em elementos decorativos capazes de enfeitar o espaço, mas que não ofusquem nem entrem em conflito com a decoração da casa. Evite exagerar demais. Uma decoração mais leve deixará sua mesa de jantar sofisticada", explica Carmen.

Os arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra listam outras dicas para quem quer enriquecer este ambiente para as ceias. "Vale apostar em mesas largas para que haja espaço para arranjos, travessas e pratos. As cadeiras estofadas em couro ou tecidos impermeabilizados geram conforto e praticidade. Importante, também, cuidar da iluminação. Um belo lustre sobre a mesa de jantar destaca ainda mais esse móvel ", explicam.

Os profissionais enfatizam, no entanto, que mesmo lançando mão de outros utensílios, a mesa será sempre a protagonista. "A mesa deixa de ser apenas o local das refeições de um grande número de pessoas para se tornar também principal ponto de decoração e apoio nos eventos, fazendo as vezes de um grande buffet a ser contornado por família e amigos", contam Bruno e Ivana.

Para investir nesse ponto de encontro dos convidados, as opções são as mais variadas. "Vale a pena utilizar flores naturais que vão deixar a sua mesa festiva e convidativa. Escolha um tom e invista em souplats, porta guardanapos e velas. Sugiro investir em um jogo de jantar bonito e em castiçais", indica Carmen Calixto. Os arquitetos Bruno e Ivana completam: "Tecidos encorpados ou fibras naturais, peças em vidro colorido, peça e travessas em metal ou madeira, fitas, arranjos com sementes e cascas e as tradicionais porcelanas. Cada um a seu estilo e todas garantindo beleza e funcionalidade na hora da ceia".

Tags: decoração,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016