Casa e Decoração

Massa acrílica ou PVA? Conheça as diferenças e saiba que produto usar

Apesar de ambas terem a função de equiparar e nivelar paredes e tetos, há uma diferença em relação à resistência dos produto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/12/2015 15:26
A perfeição de uma construção depende de detalhes no acabamento. Protagonista no assunto é a massa corrida, produto aplicado nas paredes após o reboco (massa feita de areia, cimento e cal). Esse processo garante a nivelação correta das superfícies, eliminando as imperfeições, além de permitir a melhor absorção das tintas.

A massa corrida é utilizada em ambientes internos e externos, mas será diferente dependendo do local de aplicação. Para áreas internas usa-se a massa PVA e para as externas, a versão acrílica. Apesar de ambas terem a função de equiparar e nivelar paredes e tetos, há uma diferença em relação à resistência dos produtos. Justamente por essa diferenciação, analise com atenção qual produto atende às suas necessidades.

Massa acrílica

Por ser resistente à umidade, a massa acrílica é indicada para ambientes molhados, como banheiro, área de serviço e cozinha. Ela é a melhor opção também para áreas externas e fachadas de casas e prédios, justamente por apresentar maior durabilidade, mesmo sendo exposta às intempéries. Para o acabamento nesse tipo de massa, recomenda-se a aplicação de tintas acrílicas.

Massa de PVA

A massa corrida PVA, por sua vez, não é resistente à umidade. Por isso deve ser utilizada em ambientes internos e secos, como quartos e salas. Depois, utilize tintas PVA ou látex, já que essas opções são à base d’água e possuem melhor aderência em superfícies niveladas com massa de PVA.

Antes de adquirir o produto, é importante analisar a quantidade a ser utilizada. O mercado disponibiliza embalagens que variam de 1,5 kg a 30 kg.

Para saber o volume ideal de massa corrida e para evitar desperdícios, conte com a ajuda de um profissional, que, aliás, deverá cuidar da aplicação. A não ser que você tenha habilidades com massas e tintas, ou conhecimentos de pintura, não se arrisque a realizar a tarefa, pois é necessária uma técnica específica para aplicar o produto, além de outros cuidados.

Apesar de o trabalho ser realizado por um profissional, antes de aplicar qualquer tipo de massa corrida, certifique-se de que a superfície esteja limpa e livre de qualquer resíduo. Para garantir uma aplicação correta, lixe e lave a parede antes de passar a massa. (Fonte: Leroy Merlin)



Tags: casa,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016