Casa e Decoração

Dicas simples para limpar de vez os rejuntes encardidos

Confira os truques para remover a sujeira e evitar o mofo e o bolor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/12/2015 14:59 / atualizado em 21/12/2015 14:54
O rejunte é o toque final no acabamento de pisos e revestimentos. Além de mantê-los no lugar, ele também impede a infiltração de água e confere beleza do ambiente. Mas com o tempo, a sujeira vai se acumulando nesses pequenos vãos e fica muito difícil de ser removida. 

A boa notícia é que existem técnicas simples para deixar o rejunte com cara de novo. Anote três truques salvadores: 

1. Usando vinagre e amônia 

Depois de realizar a limpeza convencional do ambiente, misture em um balde ou tigela grande 7 copos de água quente, 1/2 copo de bicarbonato de sódio, 1/3 copo de amônia e 1/4 copo de vinagre branco. Permita que todos os ingredientes se misturem completamente, de maneira a dissolver o bicarbonato. 

Despeje a mistura em uma garrafa de spray. Isso facilitará o trabalho, pois você poderá borrifar a solução em áreas específicas e armazená-la mais tarde. Preencha completamente a garrafa e sacuda a solução. 

Comece em uma pequena área, que fique entre 30 a 60 metros quadrados no total. Borrife a solução sobre o rejunte para umedecê-lo. Permita que a mistura descanse por 3 a 5 minutos para trabalhar no rejunte. 

Use um esfregão de sua escolha – uma escova de cerdas duras, uma escova de dentes ou uma borracha são boas opções. Coloque seu braço para trabalhar de maneira a remover a sujeira acumulada entre os azulejos. 

Quando você se convencer de que a limpeza de rejunte acabou, faça uma segunda limpeza. Se você estiver trabalhando com balcões ou em um banheiro, use um spray de limpeza genérico e um pano para limpar os azulejos. Para pisos, vá em frente – passe o pano novamente e seque com uma toalha. 

2. Usando água oxigenada e bicarbonato de sódio 

Em uma pequena tigela, misture água oxigenada e bicarbonato de sódio para formar uma pasta grossa. As quantidades variam dependendo da consistência e da grossura que você preferir. 

Use seu dedo ou uma escova de dentes para espalhar a pasta no rejunte. Comece apenas numa pequena área, que não pode ser maior que 30 ou 60 metros quadrados. Mantenha a solução grossa e passe-a completamente sobre o rejunte. Permita que ela descanse por 5 a 10 minutos. 

Use uma pequena escova para esfregar o rejunte. Aplique firme pressão sobre uma pequena área para erguer sujeira e manchas. Se o rejunte continuar sujo, adicione mais pasta e escove novamente após deixar a substância descansar por alguns minutos. 

Use um pano úmido para remover o resto de pasta dos azulejos. Encerre a limpeza normalmente com um limpador para balcões. Você também pode limpar o chão com um esfregão e uma solução de sabão em pó. 

Reprodução
Reprodução


3. Usando alvejando oxigenado 

O alvejante oxigenado é um composto seguro, que funciona dissolvendo bactérias e sujeira enquanto clareia o rejunte. Misture partes iguais de alvejante oxigenado e água quente e permita que a mistura se dissolva. 

Escolha sua área inicial, que não pode ser maior que 60 metros quadrados por vez, e despeje a solução. Certifique-se de que o rejunte esteja bastante revestido com o líquido. Você pode usar uma garrafa de spray se ela facilitar seu trabalho. Deixe a solução trabalhando no rejunte de 15 a 20 minutos. 

Quando o tempo do alvejante acabar, você pode começar a esfregar o rejunte para remover sujeira e manchas. Use uma pequena escova para esfregar o chão. Você pode adicionar mais alvejante enquanto esfrega para manter a área úmida e acelerar o processo de limpeza. 

Pegue uma toalha seca e passe o esfregão nas poças sujas de alvejante com água após terminar de esfregar. Se o pano ficar ensopado, torça-o entre os usos. Fazendo isso, a limpeza se acelerará. 

Para manchas particularmente duras no rejunte, é possível manter a solução no local por uma hora ou mais. Quanto mais tempo o alvejante tiver para trabalhar, mais fácil será remover a mancha. 

Passe o pano pela última vez antes de voltar a limpar o piso de maneira normal. Uma última passada de pano removerá sujeira e alvejante remanescentes, deixando o rejunte brilhante e novo em folha. 

Dicas para cuidar do seu rejunte 

 Mantenha a área sempre ventilada para evitar o mofo e o bolor. 

 Aplique um selador de rejunte uma vez por ano. Ele evitará que a sujeira grude, evitando danos. 

 O rejunte velho começa a rachar e a se esmigalhar, e só piora quando a umidade entra por ele. Trocar o rejunte quando necessário é válido, pois facilita a limpeza e impede a formação regular de mofo e bolor. 

 Limpe eventuais sujeiras e manchas o mais rápido possível.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016