Casa e Decoração

Receitinha caseira para livrar suas plantas dos pulgões sem usar venenos

A engenheira agrônoma, Carol Chab, ensina a controlar uma das pragas mais comuns na agricultura e nos jardins

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/12/2015 14:54
Vivemos hoje em uma selva de pedra, mas, nem por isso, deixamos de lado a o hábito de plantar e colher, - muito pelo contrário, está cada vez mais na "moda" ter a sua própria horta e seus próprios alimentos por perto, seja em um grande jardim ou até mesmo dentro de um pequeno vaso. 

Sabendo disso, vejo que muitas pessoas ainda "sofrem", pelo menos um pouco, na hora de cultivar suas próprias hortaliças – e um dos principais problemas é a presença de pulgões, que prejudicam o crescimento dos vegetais. 

O pulgão é uma das pragas mais comuns na agricultura e nos jardins. Alguns estudos indicam que ele aparece quando existe uma desordem fisiológica na planta, ou seja, quando alguma "coisa" na planta ou no ambiente não está certa, como a falta de água ou falta de algum nutriente para a planta se tornar mais forte e saudável. 

Divulgação
Divulgação


Para evitar esse problema, uma das recomendações é a realização de uma poda de limpeza na planta no final do inverno, já que dessa forma é possível eliminar os ramos doentes, quebrados e/ou danificados. Também é importante fazer a rega dessa planta sempre que estivermos passando pelos dias de estiagem e pouca umidade, assim como fazer uma boa adubação no início na primavera, aplicando calcário para fortalecer e proteger ainda mais a planta – evitando possíveis pragas, como o pulgão. 

Para o controle efetivo do pulgão recomendo o extrato de alho, que é muito fácil de fazer. A receita é composta por 100g de alho, meio litro de água, 10g de sabão de coco e 2 colheres das de café de óleo mineral. 

Para preparar é muito fácil: basta amassar os dentes de alho e misturar o óleo mineral. Deixar em repouso por 24 horas. Em uma garrafa pet, coloque a água e o sabão de coco, agite bem, até o sabão derreter. Depois peneire o alho, e coloque o óleo mineral na garrafa pet. Misture bem. Está pronto. Essa mistura deve ser diluída em 10 litros de água, e pulverizada na planta sempre ao entardecer. 

*Por Carol Chab, engenheira agrônoma e radialista da Rádio Mais 1120, de São José dos Pinhais, no Paraná (http://carolchab.com.br).

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016