Casa e Decoração

Novo modelo de tijolo funciona como isolante acústico e dissipador de calor

O projeto foi pensado pelos arquitetos colombianos Miguel Niño e Johanna Navarro para proporcionar conforto e sustentabilidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/12/2015 15:12

A principal preocupação das construções nos dias de hoje, em que a preservação do meio ambiente é importantíssima, é a sustentabilidade. A demanda crescente por habitação no mundo é, sem dúvida, um dos maiores desafios da engenharia e da arquitetura sustentável do novo século. 

Projetar e construir casas e edifícios que não só são esteticamente agradáveis, mas que também tenham conforto e sustentabilidade é o que os arquitetos colombianos Miguel Niño e Johanna Navarro pretendiam ao criar o BT – Bloque Termo dissipador.

 

Trata-se de um tijolo de barro projetado com uma secção transversal irregular e uma grande face angular que ajuda a proteger o tijolo contra a radiação solar. Isto permite que a ventilação passe através dos tijolos, assim dissipando o calor e reduzindo a temperatura no interior do edifício. Além de colaborar com o equilibro térmico na edificação, o tijolo ajuda a reduzir o desperdício de material no momento da construção. 

Divulgação
Divulgação


De acordo com os dois arquitetos, que são sócios do escritório Sumart Diseño y Arquitectura SAS, o tijolo de cerâmica para a construção de gabinetes de arquitetura e fachadas, que adota o mesmo processo do tijolo de barro de fabricação tradicional, com uma inovação no design da seção transversal usada no processo de extrusão. Sua forma incomum, composta de um retângulo e um triângulo escaleno irregular, protege parcialmente o tijolo da radiação solar e a transferência de calor. 

Divulgação
Divulgação


Além disso, a sua estrutura celular porosa permite o vento passar através dos tijolos e dissipar o calor armazenado, ao mesmo tempo, reduzindo o ruído, quebrando e refletindo as ondas sonoras. O BT ainda tem a vantagem de diminuição de ruído e podem ser empilhados em diversos esquemas tridimensionais, e por causa das dimensões semelhantes, também podem ser combinados com os tijolos de barro tradicionais.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016