Casa e Decoração

Versátil e ecológico, vinagre pode ser usado até para lavar roupas

O produto soluciona inúmeros problemas nos tecidos, além de ser menos prejudicial ao meio ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/01/2016 14:45 Redação Bonde /Folha de Londrina
Muito se sabe sobre os benefícios do vinagre para a limpeza da casa, porém as donas de casa testaram e descobriram uma nova maneira de utilizar o produto também para facilitar a lavagem das roupas. O vinagre branco pode ser um aliado tanto na remoção de manchas, quanto no enxague da roupa. E o melhor: sem danificar os tecidos. Confira a seguir seis dicas para melhorar o resultado da lavagem de roupas usando vinagre de álcool: 

Cheiro de mofo 

É comum, na troca de estações, que as roupas guardadas por um longo período de tempo adquiram cheiro de mofo. Para que as bactérias e o cheiro desagradável sejam eliminados com a ajuda do vinagre, é necessário misturar em um balde aproximadamente 200 ml de vinagre branco e encher o restante com água. Coloque as roupas de molho nessa solução por mais ou menos uma hora. Você vai notar, após esse período, que o cheiro de mofo sai das roupas por completo sem deixar vestígios. O vinagre também elimina outros tipos de odores das roupas. 

Manchas de roupas coloridas 

O vinagre é um excelente produto para tirar manchas das roupas coloridas, pois além de eliminar por completo a sujeira ele não mancha. Para realizar esse procedimento com sucesso é necessário que você pegue a roupa manchada, ensaboe com sabão em barra neutro e pingue três gotas de vinagre branco sobre a mancha. Aguarde cerca de uma hora e prossiga com a lavagem como de costume. 

E para evitar a descoloração indesejável da peça, acrescente uma colher de chá de vinagre durante o enxágue com água corrente. Com esse procedimento, a mancha sai e a roupa continua com a sua coloração impecável. 

Manchas amareladas de peças brancas 

As terríveis manchas amareladas nas roupas podem ter diversas causas. O desodorante e as comidas com corantes são as campeãs em manchar peças brancas. A dica é utilizar uma xícara de vinagre branco enquanto as roupas permanecem de molho na água. Deixe o produto agir por mais ou menos uma hora e depois lave normalmente. 

Manchas provenientes do suor 

Quem utiliza roupa branca ou roupa social diariamente sabe que, principalmente no verão, o suor deixa as roupas manchadas. O colarinho, punhos e axilas são as áreas mais afetadas. 

A receita é simples, faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio. Espalhe essa solução nas áreas manchadas e deixe agir por cerca de vinte minutos. Para terminar, lave as roupas normalmente com sabão neutro e enxágue com água corrente. 

Enxague 

Sabe quando você exagera do sabão em pó e depois precisa enxaguar as roupas roupas três ou quatro vezes para se livrar dele? Então, o vinagre também pode der uma mãozinha nesses casos. Acrescente 200 ml de vinagre branco no primeiro enxague da sua máquina de lavar. Depois finalize o processo usando o amaciante no último enxague. Aliás, você pode até abrir mão do amaciante porque o vinagre também ajuda a amaciar as roupas. Nesse caso, use 200 ml do produto apenas no último enxague. 

Ao usar o vinagre você vai perceber que as peças ficam bem enxaguadas, livres de qualquer resíduo de sabão. E não se preocupe com o cheiro: segundo a personal organizer Ana Afonso, o cheiro evapora e desaparece durante a secagem. 

Ecologicamente correto 

Além de todos os benefícios para a limpeza das roupas o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente se comparado aos alvejantes e amaciantes. Além disso, seu custo pode ser bem mais baixo comparado à outros produtos. O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua as roupas com mais facilidade e economiza água. 

Confira nos links abaixo uma superdica para deixar os rejuntes da sua casa limpinhos, usando apenas vinagre, e outra para eliminar as manchas do sofá! (Fonte: Dicas de Mulher)

Tags: arquitetura,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016