Casa e Decoração

Mesmo pequenas, varandas podem se transformar em espaços acolhedores

Entre as dicas dos especialista está a setorização do espaço para aproveitá-lo melhor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/01/2016 14:38 / atualizado em 11/01/2016 14:41 Redação Bonde /Folha de Londrina
A oportunidade de sentar-se na varanda para ler um livro, tomar um sol pela manhã ou mesmo para sentir a brisa suave do fim da tarde, são momentos muito agradáveis, principalmente no verão. Por isso, profissionais de arquitetura e decoração dão dicas para melhor aproveitar as varandas pequenas, deixando-as mais bonitas e funcionais. 

"As varandinhas são muito apreciadas principalmente por moradores de apartamentos, que não dispõem de espaços ao ar livre. Por isso as varandas, mesmo quando pequenas, estão sendo valorizadas nos projetos de interiores", explicam os profissionais do escritório Situar Projetos. 

Divulgação/Henrique Queiroga
Divulgação/Henrique Queiroga


A arquiteta Marina Dubal, do escritório Dubal Arquitetura e Interiores, conta que a varanda agrega charme ao imóvel e que é um espaço que possui várias possibilidades de uso. "Mesmo pequena, a varanda pode servir como ambiente para relaxamento em uma rede, ou um espaço para beber um vinho com os amigos desfrutando de uma vista agradável", diz. 

Para aproveitar melhor esse cantinho, a dica é a setorização. "Ter uma área de trabalho - com forno, pia, etc. - em um extremo do ambiente. No outro extremo, uma área de relaxamento com uma poltrona confortável. Essas são boas opções para utilizar esse espaço. Outra dica é colocar uma mesa de conversação no centro da varandinha", ensina o arquiteto Eduardo Henrique. 

Divulgação/Henrique Queiroga
Divulgação/Henrique Queiroga


Para Marina, o ideal é sempre verificar o layout da varanda antes de iniciar o projeto. "Estudar as áreas de circulação e os cantos onde se pode prever móveis fixos deve ser o ponto de partida. Posteriormente, a escolha do mobiliário e acabamentos que resistam a intempéries, caso a varanda seja aberta. Como decoração, plantas e almofadas coloridas são sempre uma boa pedida para um ambiente aconchegante e charmoso", destaca. 

Para ter mais conforto nesse tipo de ambiente, deve-se ficar atento aos revestimentos. "O ideal é usar revestimentos adequados (como a madeira) que proporcionam sensação de conforto e acolhimento, além de mesclar com persianas e tecidos dos assentos que sejam agradáveis ao toque. Como o espaço é pequeno, é essencial evitar o excesso de objetos", explicam os profissionais. 


Tags: problemas

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016