Casa e Decoração

Ecológicos, pavimentos permeáveis ajudam a evitar enchentes

Os revestimentos permitem a absorção quase que total da água, evitando a formação de poças

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/01/2016 14:26 / atualizado em 25/01/2016 14:31 Redação Bonde /Folha de Londrina

As enchentes causadas nos últimos dias em diversas cidades do País deixaram muitas pessoas com suas casas inundadas. Uma das causas desse problema é a impermeabilização dos solo, que não consegue absorver toda a água que chega. 

Para evitar que isso aconteça, existem no mercado poderosos revestimentos que ajudam a evitar enchentes: são os pavimentos permeáveis. Essas coberturas, quando utilizadas corretamente na área externa da casa, permitem a absorção quase que total da água, evitando a formação de poças e impedindo que a água retorne à superfície. 

Ao absorver a água da chuva, mantendo-a armazenada, o revestimento ajuda a reduzir a velocidade com que é escoada para as galerias subterrâneas, minimizando a possibilidade de enchentes. 

Os cuidados na instalação 

Os revestimentos permeáveis podem ser instalados sobre qualquer solo que se tornou impermeável. No entanto, para obter o efeito desejado, é preciso antes preparar o terreno, colocando algumas camadas de brita e areia. Não adianta instalar o pavimento permeável diretamente sobre cimento ou asfalto, pois ele não conseguirá absorver corretamente a água da chuva, tendo em vista que não haverá espaço para seu armazenamento, nem a possibilidade de escoamento posterior para as galerias subterrâneas. 

Outra vantagem dos revestimentos permeáveis é a ligação a sistemas de armazenagem de água, permitindo que todo o líquido absorvido durante a chuva possa ser tratado e utilizado posteriormente em casas e residências. Assim, o reaproveitamento da água poderia ser feito de forma simples, evitando seu desperdício e ajudando famílias a economizar um pouco mais. 

Tendo em vista a crescente utilização dos pavimentos permeáveis, as fábricas têm investido bastante no design dos produtos, que já podem ser encontrados em variadas cores e formatos, contribuindo bastante para o embelezamento de calçadas e jardins, e tornando as casas mais eficientes e sustentáveis. 

 

Confira no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ac8oz1lr7Vo

Tags: casa,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016