Casa e Decoração

Pesquisadores suecos desenvolvem madeira transparente que pode substituir o vidro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/04/2016 14:15 Redação Bonde /Folha de Londrina
A versão futurista da madeira acaba de ser criada por pesquisadores suecos. Trata-se da madeira transparente, que poderá substituir o vidro na fabricação de janelas e fachadas. A criação foi desenvolvida pelo Real Instituto de Tecnologia sueco (Kungliga Tekniska Högskolan - KTH), que tem sede na capital sueca.

"Trata-se portanto de um material particularmente importante para reduzir os custos de implantação de painés solares em superfícies extensas, o que pode beneficiar regiões com boas condições climáticas para o uso da energia solar, como o Brasil", disse à BBC Brasil o pesquisador Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH.

Para que a madeira transparente fosse possível, os pesquisadores desenvolveram um processo químico de remoção de lignina, componente natural da parede celular da madeira. Berglung explicou que quando a lignina é removida a madeira se torna branca. Essa superfície branca, então, é revestida com um polímero transparente com propriedades óticas.

Reprodução
Reprodução


Esse efeito transparente é obtido por meio de tecnologias de manipulação em nanoescala. O resultado então é uma lâmina de madeira natural, mas transparente. De acordo com o pesquisador, é possível alcançar esse resultado com madeira proveniente de qualquer tipo de árvore.

De acordo com o profissional, o próximo passo agora é desenvolver essa tecnologia para atingir um grau maior de transparência. "Já demonstramos que é possível fabricar a madeira transparente, em escala laboratorial. Agora, serão necessários investimentos para iniciar a produção comercial do novo material. E também desenvolver a técnica para que, nos próximos anos, também possamos transformar as próprias janelas e paredes das casas em painéis solares", conclui.

(Com informações de Último Segundo)

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016