Casa e Decoração

Adubo orgânico líquido é alternativa sustentável e econômica para sua horta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/04/2016 15:23 Redação Bonde /Folha de Londrina
Cultivar hortas em casa é uma ótima forma para ter sempre em mãos produtos naturais e frescos. Contudo, para manter o seu cantinho verde sempre em dia, que tal preparar os fertilizantes em casa sem compostos químicos? Uma boa forma para isso é utilizar adubos orgânicos líquidos, além do baixo custo, o armazenamento é um diferencial que conta pontos a favor. Altamente sustentável, você ainda vai economizar muito, confira tudo o que você vai precisar: 

– Esterco, palha ou folharada 
– Garrafão plástico de 20 litros 
– Restos de verduras e cascas de frutas 
– Papel toalha 
– Restos de comidas, vísceras de frango ou peixe 
– Prego ou faca 
– Tampa de garrafa plástica 
– Plástico grosso e flexível 20×20 cm 
– Mangueira para soro 
– Garrafa plástica descartável com tampa (refrigerante, água mineral ou suco) 
– Água 

Reprodução
Reprodução


Como fazer 

O primeiro passo é colocar no garrafão uma camada de aproximadamente 15 cm de esterco, palha ou folharada. Em seguida, preencha com uma camada, da mesma espessura, de restos de verduras e cascas de frutas. Até aqui você terá preenchido cerca 30 cm do garrafão com os produtos orgânicos. Para completar a metade do volume total do objeto, coloque papel toalha, restos de comida, vísceras de frango ou peixe. 

Complete a outra metade com água, de preferência recolha da chuva para aproveitar em seu fertilizante. Deixe apenas dois ou três centímetros (além do gargalo) do garrafão vazios. 
Fure a base do garrafão com uma faca ou prego. Se for utilizar a faca, basta esquentar sua ponta. Para ter uma ideia do tamanho do orifício, ele deve ser suficiente para passar a mangueira de soro. 

Da mesma forma, perfure uma tampa de outra garrafa plástica descartável. Sobre a boca do garrafão coloque um pedaço de plástico flexível, mas resistente, e prenda com a tampa. Com isso, a fermentação da matéria orgânica produzirá gás metano e é importante que a tampa suporte a pressão. 

Insira uma das pontas da mangueira no orifício do garrafão e a outra no da garrafa pequena e sem tampa. Isso funcionará como escape do gás metano que será produzido. 
Deixe o garrafão em canto do jardim e lembre-se de agitá-lo ao menos uma vez por semana. Dependendo do clima, passado dois ou três meses a matéria orgânica terá se transformado em um líquido escuro e sem cheiro. Coloque um litro da substância em dez litros de água e está pronto o adubo orgânico. Agora basta aplicar o líquido nas plantas. (Fonte: Ciclo Vivo)

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016