Casa e Decoração

Manter um bonsai bonito e saudável exige cuidados especiais; veja dicas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/05/2016 14:40 Redação Bonde /Folha de Londrina
O bonsai, uma pequena árvore em um vaso, agrada todos os tipos de gosto e combina com qualquer ambiente. Apesar de ser mais tradicional no Japão, no Brasil ele conta com muitos apaixonados, que criam e cuidam dos mais variados tipos da árvore. O que pouca gente sabe é que são necessários cuidados especiais para manter a planta bonita e saudável. 

Marcio Leão Costa, especialista da Esalflores, explica qualquer planta pode virar um bonsai. "O tamanho do bonsai depende do vaso, que é essencial para fazer essa tradicional planta", explica. A troca do vaso também deve ser realizada frequentemente (de dois em dois anos), de preferência por profissionais especializados. 

Para o bonsai crescer e ser saudável, o sol, a água e os adubos são indispensáveis. De acordo com Costa, a árvore deve ficar próxima da janela para ter incidência solar direta por no mínimo 3 horas diárias. Ela também pode ficar nos ambientes externos, mas deve-se evitar que a planta sofra com as mudanças climáticas, como sol demais ou, até mesmo, geadas. 

Reprodução
Reprodução


A quantidade de água é um dos cuidados mais importantes. Essa medida depende da temperatura. "A terra deve estar sempre úmida, nunca encharcada, e a planta não deve ter um pratinho embaixo. A checagem visual deve ser feita com frequência para perceber se o bonsai está precisando de água", destaca o especialista. 

O fertilizante deve ser usado no mínimo a cada 20 dias, sempre seguindo as indicações do fabricante. Em excesso, pode até mesmo matar o bonsai. "O tipo do produto pode ser tanto os genéricos, quanto os específicos para árvores com flores e frutas", completa Marcio Leão Costa.

Tags: casa,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016