Casa e Decoração

Vai instalar box no banheiro? Saiba como escolher o modelo ideal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/05/2016 14:31 Redação Bonde /Folha de Londrina

Um dos elementos mais importantes do banheiro é o box. Ele é responsável por otimizar espaço, trazer conforto e manter esse ambiente sempre seco. Além disso, o box pode agregar um toque de design ao banheiro, dependendo da peça escolhida. Para ajudar na escolha do modelo e material certo, profissionais de arquitetura e decoração dão dicas. 

Atualmente, há vários modelos de box no mercado, como o de correr, de ângulo, para a banheira, entre outros, e também vários materiais, como vidro e acrílico. Para fazer a definição de qual box irá compor o banheiro é levada em conta uma série de fatores. 

Reprodução/ Henrique Queiroga
Reprodução/ Henrique Queiroga

Para tornar a suíte mais elegante e valorizar o detalhe de quina, evitando ferragens que poderiam poluir o ambiente, a arquiteta Marina Dubal especificou o box duplo pivotante em inox.
%u200B 

"A definição de um box se inicia pela definição do layout. Analisamos se a porta de correr ou de abrir é mais adequada e a partir disso é feita a escolha do modelo, altura e ferragens", explica a arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura. 

A profissional conta quais são os boxes mais utilizados atualmente: "O box padrão, em blindex e estrutura em alumínio natural, com portas de correr e abrir, são os mais empregados nos projetos. No entanto, cada vez mais, orientamos os clientes a investirem um pouco mais em fechamento e ferragens para valorizar o ambiente de banho". 

Reprodução/ Daniel Mansur
Reprodução/ Daniel Mansur

Neste projeto, a designer de interiores Iara Santos escolheu um box translúcido na altura do teto do banheiro. A especificação desse tipo de box só foi possível porque existe uma janela dentro do espaço que permite uma melhor circulação do ar.


A designer de interiores Iara Santos não esconde sua preferência pelo box translúcido na altura do teto do banheiro. "Ele é mais bonito, sofisticado e agrega mais design ao espaço", defende. Mas alerta: "Ele só pode ser utilizado caso haja uma janela no box para que tenha circulação de ar e boa ventilação. Além disso, dessa forma, não há a criação de limo por causa do excesso da umidade". 

Iara destaca os erros mais comuns na hora de especificar esse elemento: "As pessoas erram muito na questão do espaço disponível para especificar o box. Muitas vezes, o espaço é pequeno e não comporta um box com porta giratória, mesmo assim, ele é especificado e, por isso, fica esbarrando em outros objetos. Outro erro comum é não deixar uma abertura, um transpasse, para que a limpeza do box de correr seja realizada. 

Para a manutenção, os cuidados são simples. "A limpeza deve ser com água e detergente neutro, deve-se utilizar um pano sem pelo para a secagem", encerra Marina. 

Tags: luxo,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016