Casa e Decoração

Casa sustentável que permite ser desmontada é destaque na Casa Cor 2016

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/06/2016 14:48 Redação Bonde /Folha de Londrina
Uma casa desenvolvida pelos arquitetos do escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura foi planejada com tecnologia altamente sustentável, que garante conforto e comodidade aos moradores. O projeto, que recebeu o nome de casa Aqua, foi apresentado e está aberto para visitação na 30º edição da Casa Cor, que ocorre em São Paulo. 

Com 50 m² de área, a casa utilizou tecnologia finlandesa, que economiza recursos naturais e reduz os impactos ambientais, como a poluição. Além disso, um dos detalhes que mais chama atenção é a rapidez na entrega da obra, que foi de dez dias. 

A tecnologia utiliza placas de concreto pré-fabricadas em painéis que substituem os pilares , vigas e alvenarias de uma construção. Outro ponto interessante é que a construção pode ser desmontada e remontada em outro lugar, graças a um sistema que possui ligações parafusadas. 

Divulgação
Divulgação


O conforto térmico também chama atenção nessa casa, que é equipada com painéis voltaicos, que a torna autônoma no consumo de eletricidade. Ela ainda consegue carregar um veículo elétrico. Um sistema de automação é instalado na casa para que o morador monitore em tempo real o consumo e a energia elétrica gerada pelos painéis, além de conseguir controlar dispositivos remotamente. 

O aproveitamento da água de chuva foi pensado com um sistema que segue o conceito de modularidade e adaptabilidade da construção para as diversas fases da vida do usuário. São módulos de 97 litros que podem ser interligados no sistema "plug and play",conforme as necessidades de água não potável aumentam ou diminuem ao longo dos anos. 

Divulgação
Divulgação


A Casa Aqua foi concebida para atender aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável – Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), lançado em abril de 2008 pela Fundação Vanzolini, inspirado no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptado à realidade brasileira. 

O site oficial da Casa Aqua pode ser acessado nesse link. 

(Com informações de Ciclo Vivo) 

Reprodução
Reprodução

Tags: show room

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016