Casa e Decoração

Cortina estampada é nova tendência na decoração de ambientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/07/2016 16:40 Redação Bonde /Folha de Londrina
Durante muito tempo as cortinas eram vistas como complemento da decoração. Dessa forma, elas geralmente apareciam em cores neutras e tinham mesmo o papel de coadjuvantes. Mas isso vem mudando. Agora, cada vez mais, as cortinas ganham estampas e cores e conseguem se tornar protagonistas no espaço. 

Para a designer de interiores Melina Mundim isso tem um motivo. "As pessoas têm buscado trazer mais personalidade para dentro de casa. E isso influencia a mudança de muitos conceitos utilizados anteriormente. No caso das cortinas, percebeu-se que elas poderiam ser importantes elementos estéticos", explica a profissional. 

Mas para que a cortina seja o destaque da decoração de um ambiente é preciso seguir alguns passos. "Deve-se apostar em tecidos com cores e estampas diferenciadas. O modelo também pode ser um fator chave. Detalhes criativos no barrado também chamam a atenção. O importante é que a cortina e o espaço sigam o mesmo conceito", ensina o arquiteto e designer de interiores Cioli Stancioli. 

Reprodução
Reprodução


Quando a cortina é o ponto principal do espaço é importante que o restante das cores do projeto tenha bases mais neutras. Assim a cortina pode brilhar. "Ela pode ser da mesma paleta de cores, mas com um tom mais intenso ou mesmo fazer um contraste com os tons neutros usados no restante da decoração. O importante é saber dosar a composição e visualizar o ambiente como um todo", destaca Cioli. 

Mas para que tudo isso seja possível, o primeiro passo é caprichar na escolha da cortina que vai ser a protagonista da decoração. "Primeiro tem que observar que tipo de cortina o ambiente pede. Depois define-se o modelo que pode ter efeito, ilhós, prega macho, prega francesa ou romana, duette e por aí vai. Ai pode-se partir para as cores e estampas", ensina Melina. 

A profissional encerra com uma informação importante. "Vale ressaltar que somente nas cortinas de tecido há a possibilidade de brincar com as estampas. Nas demais, pode-se variar na cartela de cores", diz.

Tags: casa,

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016