Casa e Decoração

Quer 'ampliar' o espaço? Entre na onda das estantes e prateleiras baixinhas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/07/2016 18:05 Redação Bonde /Folha de Londrina
Durante muitos anos quando se pensava em estantes a imagem mais comum é daquele móvel alto, quase até o teto e cheio de nichos, onde é possível acomodar de livros e esculturas a eletroeletrônicos. Pois é. Esqueça esse visual. Quando o assunto são estantes e prateleiras, há algum tempo a tendência aponta para baixo. São as peças 'baixinhas' que estão em alta. 

Reprodução
Reprodução


Normalmente alongadas para ocupar toda a parede, a grande vantagem dessas peças é criar a ilusão de que um espaço é maior do que realmente é, pois causam a sensação de que a parede é mais extensa. 

Para ter uma delas, é possível optar por modelos feitos em alvenaria, marcenaria e até apostar em alguns materias alternativos para improvisar um modelito exclusivo. 

Reprodução
Reprodução


Se a ideia é ter uma preteleira forte e robusta, que aguenta bastante peso, invista em peças feitas em concreto. Elas suportam muitos livros e objetos pesados sem risco de empenar. Em contrapartida não podem ser removidas ou deslocadas sem quebra-quebra, o que acaba deixando o layout do ambiente amarrado. Então, pense bem antes de se definir por esse material.

Já se você não abre mão da mobilidade, invista em peças de madeira ou MDF. A marcenaria permite atribuir mais de uma função às prateleiras, que podem ganhar gavetas e pequenos nichos, por exemplo. Nesse caso, os elementos adicionais devem ser discretos e sem puxadores, para manter o visual clean da proposta. 

Reprodução
Reprodução


Improvisadas 

Uma ideia bem econômica (mas não menos charmosa!) é improvisar uma prateleira com a ajudae de objetos alternativos. Você pode montar a sua usando pedras, livros, tijolos ou tocos de madeira como base, e chapas de madeira, MDF ou vidro como tampo (a prateleira propriamente dita). Pode ser até a lateral de um móvel antigo ou uma porta que seria descartada. Esta é uma ótima opção de móvel para quem está com a grana curta ou mora em casa alugada e não quer investir em móveis planejados. 

Para decorar seu novo cantinho vale usar quadros apoiados, livros de capa dura, vasos com flores e até uma bandeja com garrafas, criando uma espécie de bar. Uma luminária descolada apoiada sobre a prateleira traz aconchego ao ambiente e é fácil de instalar, basta ter uma tomada por perto. 

Reprodução
Reprodução


Dois em um 

Gostou da ideia? Pois saiba que as 'baixinhas' em questão ainda têm mais uma vantagem: são funcionais. Se forem fortes o suficiente elas podem perder temporariamente seu caráter decorativo e se transformar em lindos bancos para receber os convidados (principalmente quando a casa e o sofá são pequenos). Basta colocar alguns futons sobre o tampo e pronto. Se a prateleira for frágil, é melhor não usá-la como assento. (Com informações da Revista Glamour) 


Tags: bh

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016