Casa e Decoração

Confira o que é tendência em iluminação e transforme qualquer ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/09/2016 14:39 Redação Bonde /Folha de Londrina
A iluminação tem o poder de transformar qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial. Não por acaso, ela é considerada um dos pilares na arte de decorar. Após as mostras da Casa Cor de todo o país e a 15ª edição da Expolux (Feira Internacional da Indústria da Iluminação), realizada entre 28 de junho e 02 de julho 2016, muitas novidades estão agora chegando ao 
mercado. Confira abaixo as tendências do setor explicadas por Daniele Bagatoli, sócia da Luna Luce Iluminação e pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores. 

Estilo industrial e cores metalizadas 

Em destaque entre as tendências, o estilo industrial e os tons metalizados aparecem em produtos de quase todas as marcas. São peças em cobre escovado, cobre brilho, folha de cobre, prata e dourado, cores que dão um toque de modernidade e sofisticação aos ambientes. "A mistura desses tons metalizados com o preto ou o branco também aparece com frequência. Algumas marcas apostam ainda na cor Marsala", conta Daniele. 

Lâmpadas Retrô 

Outra presença marcante são as lâmpadas com estilo retrô, também chamadas de "Edison Light Bulb" ou lâmpadas de Edison em português. "Feitas com filamento de carbono e vidro âmbar, elas estão muito em alta, e, apesar de serem lâmpadas que por si só já decoram os ambientes, o mercado lançou também vários modelos de luminárias, com vidro ou corda, por exemplo, para 
serem usadas com elas. Com consumo semelhante ao das incandescentes, possuem temperatura de cor de 2300, que puxa para o laranja. Na verdade, a eficiência luminosa não é o forte delas, mas sim o seu apelo decorativo", complementa. 

Divulgação
Divulgação


Cristal renovado 

Os cristais, segundo ela, continuam em alta, mas agora, além de aparecerem nos lustres de estilo clássico, são encontrados em peças com design diferenciado. "Há muitos lançamentos de peças com design mais moderno, as quais combinam com diferentes estilos de ambientes e reacendem a paixão pelos cristais", diz a especialista. 

Fitas de LED 

Apesar de já aparecerem no mercado há alguns anos, iluminando prateleiras de mobiliários, as fitas de LED são agora uma tendência bem forte, quase unânime em projetos. "Hoje, quando vemos uma estante sem fitas de LED parece que está faltando alguma coisa no mobiliário. Além de iluminar, elas oferecem um efeito sofisticado. Praticamente todos os profissionais parceiros da Luna Luce têm incluído em seus projetos pelo menos um móvel com iluminação embutida"", garante Daniele. 

Perfis de LED 

Os perfis de LED, que podem ser embutidos ou sobrepostos em paredes ou tetos, também são tendência e substituem o trabalho de sancas de gesso. "Eles vêm sendo muito utilizados porque não é preciso fazer um gesso trabalhado para colocar os perfis, podendo utilizá-los diretamente na parede ou no teto. Além disso, o efeito de barras lineares iluminadas que eles dão é muito bonito", explica a especialista. 

Fitas neon 

As fitas Neon não ficaram de fora. Versáteis, geram efeitos luminosos diversos, e, por isso, são uma ótima opção decorativa. "Elas vêm sendo muito utilizadas em projetos de fachadas e letreiros, tendência iniciada ano passado e reforçada neste ano", acrescenta Daniele. 

Vidro, couro e a mescla de materiais 

O vidro trabalhado voltou com força total, inspirado em peças vintages. "Lindas, essas luminárias são releituras de peças dos anos 1950 e 1960, mas aparecem ainda mais bonitas com vidros cor de âmbar desenhados. As luminárias com vidros metalizados em cobre, bronze e prata também são destaque em quase todas as marcas. Muita sofisticação também em abajures e pendentes produzidos em couro e peças mesclando alumínio e madeira ou vidro", finaliza Daniele.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016