Casa e Decoração

O método Montessori na decoração do quarto infantil; saiba mais sobre a tendência

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/10/2016 18:04 Redação Bonde /Folha de Londrina
As camas montessorianas são a nova moda quando se fala em decoração de quartos infantis. Mas o que poucas pessoas sabem é que esse item de decoração faz parte de um método superabrangente que visa desenvolver as crianças de forma completa e equilibrada. 

O Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizados inicialmente por Maria Montessori em 1907. Juntos, eles criam possibilidades de aprendizado para cada faixa etária. Esse método é baseado em seis pilares educacionais, que são a autoeducação; educação como ciência; educação cósmica; ambiente preparado; adulto preparado e criança equilibrada. 

Divulgação/Fau Home
Divulgação/Fau Home


Seguindo a teoria Montessoriana, o ambiente preparado é o local em que a criança desenvolve sua autonomia, portanto ele deve ser construído especialmente para ela, atendendo suas necessidades biológicas e psicológicas. Mobílias na altura do bebê e poucos brinquedos no quarto para fazer rodízio são alternativas para criar um lar montessoriano. 

Flavia Victorelli, proprietária da marca de enxovais Fau Home, explica como a tendência influencia na vida dos pequenos. "Um dos pilares do Montessori é essa adaptação do espaço para a criança, e isso está refletindo na decoração dos quartos. Com a cama montessoriana, a criança não está no berço, em que ela precisa chorar para alguém tirá-la de lá, então isso dá a chance dela aprender sozinha e ser mais autônoma", fala. 

Além da cama, o espelho na altura adequada, a barra fixada na parede e o tapete são exemplos de objetos importantes na montagem de um quarto baseado na teoria. O primeiro permite que o bebê se reconheça, enquanto o segundo ajuda com que a criança fique em pé e comece a andar, e o último proporciona experiências sensoriais. 

Divulgação/Fau Home
Divulgação/Fau Home


Para Flavia Victorelli, a tendência não deve ser o fator determinante na hora da compra. "O legal é que as mães se atentem a não escolher apenas o que está na moda, mas o que pode levar benefício aos bebês, entendendo um pouco o que está sendo proporcionando de diferente na vida da criança e sabendo como montar esse quarto", diz. 

Divulgação/Fau Home
Divulgação/Fau Home


A empresária ainda destaca que a Fau Home possui enxovais sob medida para as camas montessorianas. "Temos a linha completa para atender essa criança, desde os brinquedos, da parte mais lúdica dos ursinhos e bonecas de pano, até a parte de enxoval, com lençóis, fronhas, almofadas, tudo adaptado à tendência da cama montessoriana", finaliza.

Anúncios do Lugar Certo

Últimas notícias

ver todas
27 de outubro de 2016